Sobre o que será o seu blog?
Vai ser um blog de humor? De assuntos femininos? De fotografia? De culinária? De tudo um pouco? Um blog mais pessoal? Para escolher sobre o que ele será, dê prioridade para assuntos que você domine, ou que se não dominar, pelo menos entenda bastante. Quando falamos com propriedade sobre um determinado assunto, a chance de dar certo é muito maior. Além disso, um blog que possui um foco e não tenta atirar para todos os lados, também faz muito mais sucesso.
Escolha um nome legal pra ele.
Não precisa ter pressa e nem pegar o primeiro nome que vier a cabeça. É muito importante que seja um nome original, único, que te represente muito bem e que grude na cabeça das pessoas. Na dúvida, use seu próprio nome. Se você tiver um sobrenome diferente, melhor ainda: Fica com mais peso, mais forte. Dica: Pegue uma folha e coloque nela tudo o que vier na sua cabeça (Que você goste): Cores, ideias, palavras, combinações… Muitas ideias boas surgem de um brainstorm.
Trabalhe em conjunto com o designer gráfico/web designer que você contratou.
Um bom profissional é a pessoa mais apta para deixar o seu blog com o melhor visual possível. Mas sem um acompanhamento e uma boa conversa, isso não acontece. Ou seja: “Ai faz pra mim que confio no seu bom gosto e profissionalismo!” Isso é furada! É lógico que ficar alterando o que um profissional fez não é o correto, afinal, ele estudou para aquilo, sabe o que está fazendo e o porque de cada coisa. MAS, uma boa conversa antes de começar o projeto, é fundamental. Nessa conversa, ele vai te conhecer, ver o que faz parte da sua personalidade, o que não faz, o que você gosta, o que você não gosta… Para juntar “você” e o conhecimento dele, resultando em = sucesso.
Estude sobre o tema do seu Blog.
Por mais que você entenda do assunto que vai tratar, se você entende é porque adquiriu certo conhecimento sobre o assunto ao longo do tempo, certo? Estudar é algo que nunca devemos parar de fazer, seja de que área você for. Leia revistas, compre livros, faça faculdade relacionada, faça cursos temporários, participe de eventos, de workshops… Agregue conhecimento. Isso com certeza vai refletir em seus Posts e vai transmitir maior confiança para os seus leitores. No momento, eu estudo Publicidade e Propaganda, que tem relação direta com o intuito do meu blog, que é trabalhar profissionalmente. Em outros momentos, me intero muito sobre o assunto na própria Internet, sempre compro livros relacionados, leio diversas revistas segmentadas, procuro me interar do meio que eu escrevo o tempo todo. E pensa que depois da faculdade de PP vou parar? Ainda quero fazer estética, moda e um profissional de maquiagem. Além disso, cursos sobre como falar em público, como escrever para a Internet, etc, são muito válidos. Qualquer coisa que seja relacionada direta ou indiretamente ao seu blog, com certeza valerá muito a pena e te fará se destacar dentre os demais.
Estude e entenda a nossa gramática.
Errar é comum, a maioria das pessoas não são doutores na língua portuguesa. Mas vejo em muitos blogs erros grotescos e primários de gramática e isso pega muito mal. Quer dizer, ninguém vai te dar crédito e levar a sério se você usar de maneira incorreta o uso de “mau” e “mal”, “mas” e “mais”, sabe? Coisinhas básicas que não precisa ser professor de português pra saber? Na dúvida, consulte o Google, nada melhor e mais prático do que isso! E se mesmo assim algo passar, como com certeza vai acontecer, quando você mesma perceber ou te avisarem, corrija e boa. A vida continua, ninguém é perfeito e o próximo a errar pode ser você.
Use a linguagem adequada para o seu público alvo.
Pra quem você quer escrever? Quais pessoas você quer atingir? Adolescentes? Jovens? Adultos? É muito importante definir que tipo de pessoas você quer atrair para o seu Blog. E a linguagem que você vai usar é extremamente essencial para cativar o seu público alvo. Ou seja, se você quer atingir adolescentes, muito provavelmente linguagens de Internet, gírias e abreviações cairão muito bem com esse tipo de público. Já para jovens, um meio termo sobre isso. Para adultos, uma linguagem mais séria, mais direta. Naum adxianta kerer atrair a galerê di 30 anos ixcrevendu axim, ngm vai qrer ti ler!
Qualidade nas fotos e nos vídeos é 50% do caminho andado.
Quem quer trabalhar com blog, tem que ter algumas coisas que são fundamentais para desempenhar um bom trabalho. Um desses itens, é uma boa câmera. Eu sei que nem todo mundo tem dinheiro pra investir nisso de cara, mas se você não tiver, não é a hora de começar. Não faça errado como eu, me escute! Rs… Junte sua graninha e quando você conseguir comprar, aí sim comece. Quando alguém entra no seu Blog, a primeira impressão é a que fica, não adianta. Se suas fotos forem ruins, se nos seus vídeos não der pra ver a sua maquiagem ou a cor que você usou, ou o som estiver zuado, quem entrar, não vai voltar. Não porque essa pessoa é chata mas é porque isso não prende a atenção. Ninguém quer ver coisa mal feita, certo? Agora se você já começa com qualidade legal de som e imagem e uma pessoa nova entra, com certeza ela vai pensar: “Nossa, esse blog nem é tão famoso ainda e já se preocupa com isso? Imagina quando for como vai ser a qualidade dele!”. É o que eu penso sempre que entro em um blog pequenininho e bem feito. É mais ou menos como ser dentista e não ter uma cadeira apropriada no consultório sabe? Ou ser um médico e não ter um aparelho de medir pressão? Você pode até começar errado (Como eu fiz), mas por experiência própria te digo que será mais difícil depois provar o seu talento e capacidade para as pessoas. O tempo para conseguir o seu espaço vai ser muito maior. E isso não vale só pras fotos não, mas pra começar qualquer coisa errada, desde layout, gramática, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário