Media Kit, Mídia Kit, como você preferir! As duas formas estão corretas e são usadas. A única diferença é que o media é em inglês e o mídia em português.
Hoje chegou o dia de aprender a fazer o seu, uma ferramenta de extrema importância para você que quer trabalhar profissionalmente com blog. Resolvi falar sobre este tema também, pois um dia eu tive dúvidas e não tive ninguém que pudesse me ajudar. Não desejo que pessoas que realmente querem levar essa profissão a sério passem pelo mesmo “perrengue“.
Quando se fala em MK, surgem muitas dúvidas. Eu demorei muito tempo até ter o meu, por dois motivos: Um por não entender a importância dele e outro por não saber como fazer. Mas na verdade, é muito simples gente, muito mesmo e hoje tenho certeza que vocês vão sair daqui experts no assunto.
O MK nada mais é do que o “currículo” do seu blog, é como um cartão de visitas! Nele você vai mostrar as pessoas e empresas o que você e o seu site/blog tem a oferecer. Vai falar sobre você, sobre seus acessos, sobre seus valores (Se quiser…). Vamos entender isso um pouco melhor?
Pode ser em Word, em PDF, em uma página estática dentro do seu próprio blog… Use sua criatividade! O meu eu fiz como imagem mesmo, no Photoshop e salvei o arquivo em psd. Assim, sempre que eu precisar atualizar algo fica super fácil. Eu já tive um MK em PDF antes também.
O mais rápido possível. E também em um dia onde você possa fazer com calma. Eu demorei mais de meio período pra fazer o meu, é algo realmente trabalhoso mas muito satisfatório.
Apresente-se. Fale sobre você, o que você faz, de onde é, o que pretende, seus gostos…
Conte como seu blog começou, sobre o que ele é, os temas que ele aborda, quantas vezes você posta por dia, como se relaciona com os seus leitores, quais são suas expectativas… Vocês se lembram quando fazíamos aquelas redações na escola com o tema: “Quem sou eu?”, faça o mesmo como se fosse “Quem é o seu blog“.
Seja você. Não tente usar um vocabulário que não faz parte da sua personalidade e nem tente passar algo que você não é.
Jamais copie o Mídia Kit de alguém. Isso além de ser muito, mas muito feio, vai pegar muito mal pra você. Se você copiar de um blog conhecido e enviar para alguma empresa, essa empresa com certeza já conhece o tal blog e vai sacar na hora que você copiou. Fazer isso é assinar seu fim como blogueira.
Não fale demais, nem de menos, fale o suficiente. Poucas palavras não vão conseguir expressar tudo o que você precisa passar e textos e mais textos vão deixar as pessoas cansadas de ler.
Coloque seus acessos. (E nada de forjar! Tem como descobrir isso por alguns meios!) Embora eles não sejam o item mais importante (Seu comprometimento e engajamento são infinitamente mais), é muito importante você mostrar o desempenho e o crescimento do seu blog com o passar do tempo. Para saber os seus acessos, você pode instalar o Google Analytics, uma excelente ferramenta para isso. (Antes que me perguntem, eu não sei instalar. Minha programadora que instalou pra mim)
Você pode ou não falar sobre valores. Eu não falo no Mídia Kit porque eu passo um orçamento de acordo com o perfil da empresa. Por ex: Eu não vou e nem posso cobrar o mesmo valor para uma marca conhecidíssima nacional e uma lojinha da amiga que está começando agora.
Faça uma pesquisa com seus leitores, é muito importante conhecê-los para saber quais decisões tomar acerca do blog.
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